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Inês Aires | Nutricionista

Inês Aires | Nutricionista

Dom | 09.05.21

Filetes de pescada dourados no forno

Inês Aires
      Para quem, tal como eu, adora uns típicos filetes de pescada fritos, acompanhados de arroz de tomate ou de feijão, recomendo vivamente esta receita! Têm a vantagem de serem dourados no forno, ao invés de fritos, não deixando contudo de ser bastante estaladiços e suculentos. São ainda uma boa opção para quem tenha intolerância ao trigo, pois são envolvidos em cornflakes, em alternativa à usual farinha de trigo ou pão ralado.   Ingredientes (para 2-3 pessoas): 400g de (...)
Dom | 18.04.21

Pizza de tomate cereja e rúcula

(sem trigo)

Inês Aires
    Há algum tempo atrás, descobri que tenho intolerância a vários FODMAPs. A sigla FODMAP significa, em inglês, Fermentable Oligosaccharides, Disaccharides, Monosaccharides and Polyols.  Basicamente, são hidratos de carbono de difícil digestão, altamente fermentáveis a nível intestinal, causando portanto sintomas como flatulência, distensão abdominal e dor às pessoas mais suscetíveis, como as que têm Síndrome do Intestino Irritável (SII). Alguns FODMAPs aos quais sou (...)
Dom | 24.05.20

Tarteletes de abóbora e pêra

Inês Aires
  Na minha busca por sobremesas e doces saudáveis (isto é, com baixo teor de açúcar e de gordura adicionados), esta foi mais uma experiência bem sucedida. As tarleteles de abóbora e pêra têm apenas o açúcar naturalmente presente nestes alimentos (especialmente na pêra) e são ricas em fibra, vitaminas e minerais!   Ingredientes (para 12 tarteletes): 450g de abóbora limpa (aproximadamente)2 pêras1 pau de canela2 ovos2 chávenas de chá de flocos de aveia finos15g de manteiga (...)
Dom | 29.03.20

Queijo de iogurte

Inês Aires
  Por adorar pão, estou constantemente à procura de novos acompanhamentos para este alimento tão típico da nossa gastronomia e do padrão alimentar mediterrânico. O queijo-creme de iogurte é uma opção saudável para barrar o pão, e também para servir como patê/molho em diversas ocasiões. Tem baixo teor de gordura e sal e é uma excelente fonte de proteína de alto valor biológico, cálcio e probióticos. É também, como não podia deixar de ser, delicioso!   Ingredientes: (...)
Dom | 02.02.20

Mousse de chocolate preto

Inês Aires
  Esta mousse de chocolate é preparada com apenas dois ingredientes: chocolate com 70% de cacau e ovos. Pelo tipo de chocolate utilizado e por não ter acréscimo de açúcar nem de manteiga, é uma alternativa mais saudável às mousses tadicionais!   Ingredientes (para 6 taças): 100g de chocolate com 70% de cacau5 ovos  Preparação: Separe as claras das gemas.Bata as claras firmemente em castelo.Reserve 1 quadrado de chocolate para decoração. Derreta o restante no microondas ou (...)