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Inês Aires | Nutricionista

Inês Aires | Nutricionista

Dom | 26.08.18

Tipo de alimentação que recomendo

 

Recomendo uma alimentação baseada nos princípios da Dieta Mediterrânica, padrão alimentar amplamente estudado e que reúne evidência científica que comprova os seus benefícios, quer ao nível da saúde, quer ao nível da sustentabilidade ambiental.

Além disso, a Dieta Mediterrânica está tradicionalmente e culturalmente presente em Portugal, embora, infelizmente, se tenha vindo a verificar um afastamento deste modelo alimentar nos últimos anos.

 

Princípios da Dieta Mediterrânica:

  • Elevado consumo de produtos de origem vegetal, como hortofrutícolas, leguminosas, sementes e frutos oleaginosos, cereais e derivados integrais;
  • Utilização de alimentos pouco processados, preferencialmente de produção local/nacional e da época;
  • Consumo de azeite como principal fonte de gordura;
  • Utilização de ervas aromáticas e especiarias para cozinhar, em detrimento do sal;
  • Consumo frequente de peixe e baixo de carnes vermelhas e de carnes processadas;
  • Consumo moderado de laticínios;
  • Consumo baixo de alimentos açucarados;
  • Consumo moderado de vinho;
  • Água como bebida principal;
  • Culinária simples;
  • Convívio à volta da mesa;
  • Prática regular de atividade física e descanso adequado.

 

Apesar de serem estes os princípios gerais que recomendo, a alimentação deve ser adaptada às especificidades de cada pessoa, tendo em consideração aspetos como eventuais doenças, alergias/intolerâncias alimentares, opções pessoais (por exemplo, opção por uma alimentação vegetariana), estilo de vida e motivações.

Por isso, em consulta, os meus planos nutricionais são sempre personalizados e delineados em conjunto com cada pessoa, tendo em conta as suas características individuais.

 

 

Para saber mais sobre a Dieta Mediterrânica, poderá consultar:

https://nutrimento.pt/manuais-pnpas/padrao-alimentar-mediterranico-promotor-de-saude/