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Inês Aires | Nutricionista

Inês Aires | Nutricionista

Dom | 08.04.18

Maçã assada no micro-ondas com noz e canela

 

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É uma sobremesa ou lanche muito fácil de preparar e uma forma saborosa de consumir fruta.

Às vitaminas e fibra da maçã, juntam-se as propriedades nutricionais das nozes, ricas em gorduras insaturadas (como o ómega 3), proteína, minerais e fibra, assim como o sabor e aroma reconfortantes da canela.

 

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Ingredientes (por pessoa):

  • 1 maçã reineta
  • 3 nozes
  • canela a gosto
  • gotas de limão

 

Preparação:

  • Parta as nozes em pedaços não muito pequenos e reserve-as enquanto prepara a(s) maçã(s).
  • Descasque cada maçã, corte-a em quartos e retire-lhe os caroços. Disponha os quartos de maçã num prato de sobremesa e esprema por cima algumas gotas de limão, para atrasar a oxidação.
  • De seguida, leve ao micro-ondas, durante 3 minutos na potência máxima. Passado esse tempo, caso a maçã ainda lhe pareça muito dura (crua), repita por mais 1-2 minutos.
  • Retire do micro-ondas, disponha os pedaços de noz sobre a maçã e polvilhe com canela a gosto.
  • Sugiro que sirva de imediato, ainda quente, a acompanhar com uma infusão a seu gosto.

 

Sabia que?

Os frutos oleaginosos, como as nozes, são característicos do padrão alimentar mediterrânico. Pelos seus benefícios nutricionais, devem ser incluídos na alimentação diária, no entanto com moderação, devido ao elevado teor energético: 1 mão cheia por dia*, ou o equivalente a 20-30g.

 

* Fonte: Manual "Padrão Alimentar Mediterrânico: Promotor de Saúde", 2016, Direção-Geral da Saúde