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Inês Aires | Nutricionista

Inês Aires | Nutricionista

Dom | 10.06.18

Panquecas de aveia e banana

 

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Aprendi a receita através de um programa de televisão* e, desde então, estas panquecas são um dos meus componentes de pequeno-almoço ou brunch prediletos.

Levam apenas 3 ingredientes-base: flocos de aveia, banana e ovo, que se complementam na perfeição para um pequeno-almoço equilibrado e nutritivo.

Não têm qualquer adição de gordura nem de açúcar, para além dos naturalmente presentes nos alimentos.

 

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Ingredientes (para 4 panquecas - 2 doses):

  • 2 colheres de sopa de flocos de aveia (preferencialmente finos)
  • 1 banana pequena madura
  • 2 ovos
  • canela em pó a gosto
  • fruta fresca a gosto

 

Preparação:

  • Bata os ovos com um garfo.
  • De seguida, junte os flocos de aveia, misture e deixe-os a amolecer um pouco.
  • Noutro prato, esmague uma banana madura com um garfo e junte-a também aos ovos e à aveia, envolvendo bem.
  • Aqueça uma frigideira antiaderente e vá colocando uma ou mais porções de preparado (consoante o tamanho da frigideira) com uma concha de servir. Vire as panquecas cuidadosamente com uma espátula.
  • Sirva as panquecas ainda mornas, polvilhadas com canela em pó e fruta fresca fatiada, de preferência ácida, como kiwi ou morangos, para contrastar com a doçura da banana.

 

*Receita adaptada do programa de televisão "Peso Pesado Teen".

 

Sabia que?

A aveia é um cereal rico em fitoquímicos antioxidantes, fibra solúvel e insolúvel, proteína, minerais e vitaminas. Permite a regulação da flora e trânsito intestinais, do colesterol e da glicemia, para além de promover a saciedade**.

 

**Fonte: Nutrimento, Direção-Geral da Saúde

 

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